Contábil / Financeira Grafotécnica e documentoscópia Degravação Informática Engenharia Agronomica Medicina Veterinária Engenharia Civil Engenharia Mecânica Engenharia Elétrica e Eletrônica Engenharia Florestal Geologia

Blog Galbiati

Informe-se com artigos e matérias na área de perícias

CONTABILIDADE PARA CLÍNICA DE ESTÉTICA.

CONTABILIDADE PARA CLÍNICA DE ESTÉTICA.

Se você está pensando em abrir uma cliníca de estética, vontade e determinação são indispensáveis para a abertura de empresa, mas infelizmente, não são suficientes e sózinhas. É necessário conhecer a fundo todoas os aspectos legais que envovem a atividade, além de ter um contador ou empresa de contabilidade especializada em clínica de estética nesse tipo de negócio. Tomando esses cuidados iniciais, você já começa a sua empresa com o pé direito e evita muitos problemas.

Se você possui uma clinica de estética, sabe que para cuidar da beleza das pessoas, é fundamental vontade e determinação. Mas infelizmente, sozinhas não são o suficiente para gerir um negócio.

É necessário conhcer a fundo todos os aspectos legais que envolve a atividade, além de ter um bom contador ou um serviço de contabilidade especializado em sua clínica de estética. Tomando esses cuidados, voçe certamente vai evitar muitos problemas futuros. 

E se você ainda não sabe sobre a contabilidade para sua clinica de estética, vamos ver um passo a passo com algumas informações úteis e indispensáveis para você alcançar o sucesso. 

Tenha um serviço de escrituração Contábil.

A escrituração contábil esta entre uma das maneiras iniciais mais eficiente para começar a implantar um controle de sua movimentação financeira para sua clínica estética.

Mas a final o que é escrituração contábil?

Se trata do registro de todos os relatórios com sua despesas e receitas em um determinado período. Ou seja. nesse processo, será registrado todas as movimentações financeira e patrimoniais de clinica de estétia.

Além disso, se você trabalha de forma autônoma ou atua como pessoa jurídica, a escrituração também é prevista por lei no Código Civil:

Lei 10.406/2002:

Art. 1.179: O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Dito isso, além da escrituração contábil ser essencial para garantir um melhor controle financeiro de suas despesas, também é uma exigência legal após você abrir sua empresa. 

Analise seu Enquadramento Tributário

Um dos fatores mais importantes para sua empresa, se trata da escolha correta do regime tributário. Ter uma tributação acima do projetado em seu plano de negócios,  pode ser um  fator que no futuro breve, leve sua clínica de estética a mortalidade. Isso devido ao impacto causado no fluxo de caixa reservado para outras operações na empresa.

Para que isso não aconteça, é necessário analisar qual o regime de tributação mais adequado para sua clínica de estética juntamente com seu contador. Vamos falar sobre cada um deles:

Regimes Tributários

Se você atua como pessoa jurídica, deve estar enquadrado em um dos três regimes tributários. São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

No programa do Simples Nacional, a tributação é mais simplificada e varia de acordo com seu faturamento. É ideal para pequenas e médias empresas, pois o optante pode faturar anualmente até R$4,8 milhões. A Clínica de estética no Simples Nacional, está no anexo III e inicia a tributação com 6%.

Na modalidade do Lucro Presumido, a alíquota do ISS varia de acordo com o município. Pode ser 2% a 5% . Já os tributos federais, inicialmente é de 11,33%

No Lucro Real, por sua vez, você será tributado de acordo com seu lucro líquido. É recomendada para empresas que não lucram muito no determinado período, pois quanto menor a lucratividade, menor  o imposto.

Porém, para escolher o melhor enquadramento tributário, é importante ter em mente que apenas um contador ou um serviço contábil para clínicas de estética vai conseguir orientar você a tomar a melhor decisão.

Use Ferramentas de Contabilidade para sua Clínica de Estética

Ter ferramentas de gestão financeira é uma das melhores formas de tomar as decisões mais seguras. O objetivo delas são simples: fazer sua clínica de estética conseguir ser mais assertiva nos investimentos, diminuindo os riscos financeiros.

Vamos falar agora sobre duas ferramentas essenciais para sua empresa:

Fluxo de Caixa

Um bom exemplo de uma ferramenta de auxílio é o fluxo de caixa. O objetivo central é medir sua capacidade de pagamento durante todo o mês. No fluxo de caixa, você tem registrado todas as contas a pagar e contas a receber, com isso, pode medir se irá precisar de capital de terceiros para pagar suas contas em determinado período.

Capital de Giro

Outra ferramenta essencial para a manutenção e crescimento da sua empresa,  é o capital de giro. Ele controla sua capacidade de investimento. Responsável também em manter seus custos até você conseguir atingir o ponto de equilíbrio. 

Para pequenas empresas, essas duas ferramentas podem ser utilizadas simplesmente pode representar o sucesso ou fracasso da sua clínica de estética.

 

Deixar comentário

Outras matérias