O certificado digital é a identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, o que o torna o documento mais importante e seguro do cidadão. Ele pode ser utilizado para confirmação de identidade na internet, correio eletrônico, transações on-line, redes privadas virtuais, transações eletrônicas, assinatura de documentos com verificação da integridade de suas informações, entre outras.
Tipos de certificado digital
Existem inúmeros tipos de certificados digitais que podem ser utilizados diretamente no computador, em token (dispositivo com conexão com o computador via USB), smartcard (tipo de cartão plástico semelhante a um cartão de crédito com um ou mais microchips embutidos, capaz de armazenar e processar dados) e demais alternativas.
Qual certificado digital é mais seguro?
“Os certificados digitais em si têm as mesmas características de segurança. O que os tornam mais ou menos seguros são as formas de utilização”, comenta a gerente de tecnologia da Informação da Fenacon CD, Roberta Cardoso.
Os certificados digitais se subdividem essencialmente em dois tipos: A1 e A3. O primeiro fica armazenado diretamente no computador e possui validade de um ano. Já o A3 pode ter validade de um, dois ou três anos e obrigatoriamente precisa ser armazenado em mídia específica, criptografada, que pode ser um smartcard ou token.
Para Roberta Cardoso, os certificados A3 podem ser considerados mais seguros por utilizarem hardwares criptográficos. Como o A1 é armazenado em computador, pode ficar vulnerável a cópias e ao uso não autorizado em caso de senha compartilhada ou de fácil acesso. “Para utilização em locais diversos o ideal é o A3, especialmente pela possibilidade de transportá-lo. Para uso fixo em apenas um computador pode-se usar o A1. É também importante observar o sistema em que o certificado digital será utilizado. Alguns sistemas de nota fiscal, por exemplo, aceitam apenas a utilização do certificado A1; já sistemas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aceitam somente certificados A3”, explica. Sendo assim, não se pode observar apenas o tipo, mas principalmente o sistema em que o certificado digital será utilizado.
Quer saber mais?
Entre em contato com os agentes de registro do SESCAP-PR e saiba qual certificado digital é mais adequado para você. Acesse a página www.sescap-pr.org.br/ariescap ou entre em contato pelo telefone (41) 3222-8183.
O SESCAP-PR é uma Autoridade de Registro (AR) e emite certificados com segurança e praticidade. Quando o cliente procura o SESCAP-PR munido de seus documentos, todos os processos são analisados de forma rigorosa pelos agentes de registro que constatam a autenticidade dos dados que, na sequência, seguem para a verificação pelas equipes especializadas do Instituto Fenacon, em Brasília. Esse processo dura em média 30 a 40 minutos, dependendo do tipo de certificado.