A contabilidade é um dos setores mais essenciais na estrutura corporativa. Responsável por registrar, analisar e apresentar informações financeiras, é um setor estratégico para as empresas.
No entanto, muita ainda veem o departamento como uma mera “obrigação”, um braço operacional que cuida de questões financeiras, bem como tributárias e fiscais,a verdade é que as ações do setor vão muito além desse espectro.
O setor contábil tem enorme responsabilidade no equilíbrio financeiro de um negócio — e hoje, tem grande ligação com o mundo dos dados, sendo um dos que mais necessitam de tecnologias para melhor realizar suas funções.
O que é contabilidade?
A contabilidade estuda as variações do patrimônio de pessoas físicas, empresas e entidades. Para empresas, ela funciona como uma linguagem das operações, mostrando receitas, despesas, ativos e passivos. Para indivíduos, oferece uma visão geral das finanças e ajuda a criar planos para alcançar metas. O setor contábil é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento moderno.
A contabilidade é uma profissão antiga com raízes nas civilizações mesopotâmicas e egípcias, que desenvolveram sistemas para rastrear bens e serviços. A prática evoluiu ao longo do tempo, tornando-se mais complexa com o desenvolvimento de processos financeiros governamentais. Ferramentas modernas como o Excel e softwares facilitaram a análise de dados contábeis.
Quais são os princípios da contabilidade?
Como a atividade contábil é considerada uma ciência social e é direcionada, no Brasil, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sua ação é norteada por alguns princípios básicos.
O objetivo é convencionar critérios uniformes para alinhar leituras, interpretações e ações.
Conforme citação da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade 750/1993, são eles:
Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Princípio da Continuidade:pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Princípio da Oportunidade:refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Princípio do Registro Pelo Valor Original:determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Princípio da Competência:determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Conceitos importantes na contabilidadeA atividade contábil é norteada por uma série de princípios e conceitos específicos. Muitos deles você já conferiu ao longo do conteúdo, como “patrimônio” e “livros contábeis”.Porém, no dia a dia, as ações dentro do setor são completamente norteadas por vários conceitos diferenciados.
CONCLUSÃO:
A função contábil é uma das profissões mais populares no Brasil. Em muito, por conta da lei: toda empresa precisa de um contador.
Além disso, é comum que pessoas físicas recorram a esse profissional para acertar suas questões tributárias — pelo menos uma vez no ano, na hora de fazer a declaração de IRPF.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é a área que possui uma das maiores taxas de empregabilidade — que ultrapassa os 93,8%.