A responsabilidade do profissional de Contabilidade é grande. As empresas – públicas ou privadas – dependem de seu desempenho para seguirem competitivas no mercado. Geralmente, o contador tem influência na tomada de decisão dos empresários.
Por isso, tem que estar atento não apenas aos números, mas também à legislação. Além disso, precisa estar constantemente conectado ao mercado financeiro e às tendências da economia.
A abertura do CNPJ trata-se de um processo fundamental e, ao mesmo tempo, bem delicado para as empresas, visto que é a fase em que todas as questões ligadas ao negócio são definidas, incluindo:
- as atividades exercidas;
- a natureza jurídica;
- a existência (ou não) de sócios;
- os custos com impostos.
Tudo isso forma a base jurídica e contábil do negócio. Precisa, portanto, ser feito com bastante cuidado para que não surjam problemas posteriormente — na emissão de documentos, na geração de relatórios, na prestação de contas ao Fisco, entre outras possibilidades.
A importância do contador na rotina do negócio
A contabilidade oferece as informações necessárias para que o empreendedor tenha controle sobre o próprio trabalho.
No que diz respeito às rotinas diárias, é o contador quem orienta o empreendedor a tomar as melhores decisões.
Esse trabalho é especialmente importante já que, em muitos casos, o gestor ainda não tem condições de contratar uma equipe para ficar por conta de todas essas operações.
Pode-se dizer, assim, que a relação entre contador e empreendedor é de parceria. Lembre-se, afinal, de que ambos têm o mesmo objetivo: adotar as melhores estratégias para o negócio a fim de conseguir obter resultados cada vez melhores — sempre agindo dentro da lei.
O que faz um contador em uma pequena empresa?
De modo geral, há rotinas que são idênticas para qualquer empresa, independentemente do seu porte. Nesse caso, estamos falando de atividades:
- contábeis (demonstrações e balanços);
- fiscais (impostos);
- trabalhistas (folha de pagamento e pró-labore);
- comerciais (emissão de nota fiscal).
Nesses casos, as atividades são padronizadas e podem ser facilmente automatizadas, como os lançamentos e a entrega da declaração de imposto de renda pessoa jurídica (para empresas que têm o mesmo regime tributário).
Em relação ao início do negócio, não tem muito jeito: a maioria dos empreendedores enfrenta diversas dificuldades. E não é para menos! É preciso se organizar para que o fluxo de trabalho flua ao mesmo tempo em que dá conta das questões contábeis. É aí que o contador entra.
Esse profissional entende as necessidades e as particularidades relativas ao porte e ao ramo de atuação da empresa (o que pode variar bastante entre um negócio e outro), buscando a partir daí lidar com toda a complexidade de suas operações da melhor maneira possível, sempre tendo a legislação como base.
Dessa maneira, ao longo de toda a parceria, ele ajuda não só indicando qual é o melhor caminho, mas também garantindo que as obrigações sejam cumpridas dentro do prazo e estejam condizentes com a realidade vivida pela empresa.
Como a Galbiati pode facilitar sua contabilidade?
Sabemos que, especialmente em início das atividades, o custo com um serviço de contabilidade é um fator de muita importância para as pequenas empresas.
Quer entender melhor como a Galbiati funciona e de que forma podemos ajudar a potencializar o desempenho do seu negócio, entre em contato conosco! Esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto e descubra como a contabilidade é surpreendente.